MUST - ENCONTRO ORGANIZADORES DE FESTIVAIS E MOSTRAS UNIVERSITÁRIAS E ESTUDANTIS



MESA TEMÁTICA
FESTIVAIS UNIVERSITÁRIO. E VOCÊ COM ISSO?
ORGANIZADORES DE FESTIVAIS E MOSTRAS
UNIVERSITÁRIOS E ESTUDANTIS
24/05 - 9h - Sala Cinco ETUFBA




FITUB
FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO UNIVERSITÁRIO DE BLUMENAU - SC
PITA BELLI
25ª edição

O Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau caracteriza-se por ser um raro momento de manifestação teatral no âmbito universitário brasileiro. Desde sua criação, em 1987, o FITUB persiste na importância de sua realização, sabedor de sua expressiva influência no meio teatral universitário do país,pois tornou-se referência e incentivo para a criação artística teatral. Ao longo das 25 edições o Festival incorporou à sua programação grupos teatrais universitários de outros países, promovendo um intercâmbio cultural de grande significância. Como decorrência desse intercâmbio e procurando ampliar o alcance de sua proposta de estudos e reflexões sobre a produção e o estudo do teatro dentro das universidades, em sua 22ª. edição a Mostra Paschoal Carlos Magno passou a ser uma mostra exclusiva do teatro universitário iberoamericano. Portanto, a partir de 2008, o FITUB conta com uma Mostra Universitária Nacional e uma Mostra Universitária Ibero-Americana. Ambas as Mostras passam por uma seleção realizada por uma equipe de renomados profissionais da área,especialmente contratados para tal. Ao longo de sua existência o FITUB vem oportunizando também a apresentação de trabalhos dos grupos de teatro locais, que ainda usufruem dos momentos de estudos, das análises de espetáculos e das oficinas, o que muito tem contribuído para a melhoria de qualidade de suas produções, fato esse verificável de um ano para o outro. Além disso o festival realiza, dentro de sua programação, a Jornada Latino-Americana.

Pita Belli
Atriz e diretora teatral. Dirige o Grupo Fãs de Teatro. Professora da Universidade de Blumenau/SC no Curso de Teatro. Diretora do Grupo Teatral Phoenix e coordenadora do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, ambos mantidos pela FURB. Professora da Especialização em Direção Teatral da Escola Superior de Artes Célia Helena em São Paulo. Conselheira da Enciclopédia Itaú de Teatro. Graduada em Direção Teatral pela PUC/PR, Especialista em Ensino da Arte pela FURB, Mestre em Teatro pela UDESC, doutoranda em Teatro, também pela UDESC, pesquisa com ênfase em Improvisação Teatral.
_____________________________________________________________________________


FAP

MOSTRA DE TEATRO DA FAP - PR
CRISTÓVÃO DE OLIVEIRA
19ª edição

A Mostra de Teatro da FAP é um evento que reúne trabalhos resultantes das disciplinas dos cursos de Bacharelado em Artes Cênicas e Licenciatura em Teatro da Faculdade de Artes do Paraná, bem como cenas, performances e espetáculos propostos pela comunidade acadêmica especificamente para o evento, complementando a formação do artista cênico no que toca o exercício de práticas e procedimentos, a experimentação criativa, a reflexão prática e teórica bem como a produção de conhecimento em Artes Teatrais. A Mostra chega em sua vigésima edição com o intuito de solidificar-se como importante espaço de troca e compartilhamento de ideias, concentrando encontros, discussões e pesquisas acerca do teatro e seus desdobramentos.

Cristovão de Oliveira

Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2012). Bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (2005) onde, atualmente, é Professor Assistente. Pesquisa a Singularidade no Trabalho do Ator e o Espaço Particular de Criação. Atualmente, é coordenador da Mostra de Teatro da FAP. Artista multifacetado, atuou e dirigiu diversos espetáculos, com especial interesse pelo teatro para crianças e pela formação de atores.
_____________________________________________________________________________


FETO
FESTIVAL ESTUDANTIL DE TEATRO - MG
BÁRBARA BOFF
13ª edição

Idealizado em 1999 pela Associação No Ato, o FETO – Festival Estudantil de Teatro tem como objetivo principal fomentar a produção artística no meio estudantil, abrindo espaço para estudantes em qualquer grau de escolaridade apresentarem espetáculos teatrais. O festival também busca estimular o gosto do público – principalmente crianças e jovens – pelas artes cênicas, além de democratizar o acesso à cultura, com a realização de atividades de fácil acesso a todos os segmentos da sociedade. 

São selecionados espetáculos de diferentes regiões do país para integrar a programação do festival, que acontece em outubro, em diversos espaços na capital mineira, dentro das modalidades palco, rua e espaço alternativo. Os participantes poderão se inscrever nas categorias: Teatro na Escola, voltada para estudantes de ensino fundamental, médio ou superior – inclusive pós-graduação – e Escola de Teatro, para estudantes de artes cênicas em qualquer nível de formação e, também, os que tenham concluído estudos até novembro de 2012. Estudantes vinculados a qualquer instituição de ensino no Brasil podem participar. A seleção será feita por uma comissão composta por cinco profissionais das artes cênicas. 

Além dos espetáculos selecionados pelo regulamento, a programação do FETO inclui, ainda, espetáculos convidados, a realização de oficinas, debates e diálogos entre estudantes, educadores, grupos e produtores culturais e análise de montagens, o que faz do festival um grande ponto de encontro e convívio de diferentes pessoas do meio teatral. 

A cada edição, o festival investe mais na ampliação de acesso por meio das redes sociais, com a transmissão dos debates e diálogos, além de cobertura das atividades via twitter, facebook, entre outras mídias.

Bárbara Boff
Sócia Fundadora da Associação No Ato Cultura Educação e Meio Ambiente, onde atua na coordenação geral dos projetos. Idealizadora e coordenadora do FETO – Festival Estudantil de Teatro. Atriz, formada na Fundação Clóvis Salgado. Bacharel em Gestão em Comunicação Integrada pela Pontifícia Universidade Católica/MG. Pesquisadora em Gestão Cultural e em atividades ligadas a formação e cultura.
____________________________________________________________________________

ATOS
FESTIVAL ATOS - PB
ELIANE LISBOA
4ª edição

O Festival Atos de Teatro Universitário, acontece todos os anos em Campina Grande/PB e tem por objetivo ser uma vitrine da produção teatral universitária nacional, mas em particular dos Estados do Nordeste, promovendo intercâmbio cultural entre diversas Universidades e Estados brasileiros, além de levar cultura gratuita à população. 

A partir de sua quarta edição, ocorrida no ano de 2012, e integrando-se à realidade acadêmica das Universidades locais, o Festival Atos define seu perfil próprio, frente a outros festivais do gênero no país, como um Festival voltado para a mostra da produção teatral integrada às novas mídias. 

Além da apresentação dos espetáculos selecionados, durante os quatro dias do festival são realizadas palestras e oficinas buscando gerar discussões e ampliar a formação e a compreensão artística do público em geral. O Festival Atos tem se caracterizado também por ser um incentivador da produção local, abrindo espaço específico, dentro de sua programação, para o que de relevante tenha sido criado no âmbito acadêmico da cidade e região. 

Desenvolvido essencialmente por professores e alunos do Curso de Arte e Mídia da UAAMI/UFCG,de Campina Grande, e contando com pequenos apoios e parcerias do empresariado e comunidade de Campina Grande, o Festival tem se realizado sobretudo pela boa vontade e a disposição dos grupos de Estados circunvizinhos e mesmo alguns de fora da região NE, e pela garra de profissionais de distintas áreas que têm contribuído para que o evento todos os anos se realize e cresça em qualidade.

Bárbara Boff
Professora e coordenadora do Núcleo de Estudos Teatrais do Curso de Arte e Mídia da UFCG,  coordenadora artística do Festival Atos de Teatro Universitário,  Diretora do Grupo Teatral Arupemba, em Campina Grande/ PB.  Doutora - IEL/Unicamp  e Mestre - Universidade de Paris X-Nanterre. Dramaturga, dramaturgista, crítica teatral, tradutora e cantante de romances medievais.
_____________________________________________________________________________

FESTU
FESTIVAL DE TEATRO UNIVERSITÁRIO
FELIPE CABRAL
3ª edição

O Festival de Teatro Universitário é uma experiência teatral criada de jovens para jovens que ‘curtem, gostam, amam, experimentam, exploram, vivem, lutam e estudam’ as Artes Cênicas.

A missão do FESTU é manter-se como um espaço exclusivo para estudantes e universitários. Um espaço de quem está começando, de quem está experimentando, se conhecendo, mas que já tem sede e sonho pelo palco.

Para esta edição 2013, o FESTU ampliou sua atuação ao receber inscrições de grupos de teatro de universidades, escolas e cursos profissionalizantes de teatro de todo o Brasil. Com a edição sendo nacional (umas das novidades deste ano), o festival quadriplicou o número das inscrições com relação ao ano passado. Atores universitários do Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Distrito Federal, Ceará, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Goiás e Pernambuco candidataram seus esquetes para participarem do evento.


Felipe Cabral
Formado em Jornalismo e Artes Cênicas no Rio de Janeiro, Felipe Cabral trabalha como ator, autor e diretor. Cria da tradicional escola de teatro O Tablado, é co-diretor do FESTU Rio - Festival de Teatro Universitário que está em sua terceira edição. Já atuou em mais de dez espetáculos e protagonizou o seriado "Quero Ser Solteira", no canal Multishow, além de assinar seu roteiro. Depois de dirigir e atuar no seu premiado curta-metragem "Gaydar', está em fase de finalização do seu segundo filme, "Rótulo", com estreia prevista para o primeiro semestre de 2013.

* Não é necessário inscrição prévia. Lotação da Sala: 70 lugares.



Postar um comentário