MUST ANO 3 - ESPETÁCULOS


Os espetáculos acontecem na 
SALA CINCO da Escola de Teatro da UFBA (SL 5) 
e no Teatro Martim Gonçalves (TMG). 
Toda as apresentações são gratuitas 
mediante retirada de senha 01 hora antes da apresentação.



O Espetáculo trata do garoto Oswaldinho, rico e mimado pela mãe, Tereza, e desprezado pelo pai, Gastão. Leleco é amigo do rapaz desde a infância e também seu companheiro de confusões. Joice é uma suburbana, filha de Salim, um simpático velho super protetor, que de tudo desconfia. As histórias desses personagens se cruzam quando Tereza tenta convencer Gastão a dar a presidência da indústria Beija-Flor de Confecções a seu filho. O resultado é uma trama de assédios, ameaças, ciúmes e poder. 

ficha técnica | Direção e Adaptação: Maria de Souza | Elenco: Adeilma Meneses, Ana Barroso, Caio Braga, Eliana Santos, Gecy Mello, Gil Rufino, Joadson Prado, Nágela Almeida, Polyana Kirlia, Vicente de Paulo | Iluminação e Trilha Sonora: Maria de Souza | Operadora de luz: Maria de Souza | Operadora de som: Monica Alves
duração | 70 minutos
censura indicativa | Livre


Quê Onde ou Que Donde ou What Where, Quoi où, é um texto onde uma voz afirma ao final: “Faça Sentido Quem Possa”. Último texto de Beckett escrito para o palco (1983), com quatro ou cinco personagens (Bam, Bom, Bim, Bem e a Voz) que entram e saem de cena num desenho circular. Este texto abre leituras múltiplas, pode ser um vaudeville, uma comédia ou um drama brechtiano. Sua dramaturgia é composta de perguntas e poucas respostas, solicita um espectador criativo, não aquele cego às entrelinhas ou ao ritmo da cena. Beckett não se repete porque a vida não se repete. Talvez haja uma história, ou não.

ficha técnica | Direção: Robson Corrêa de Camargo | Elenco: Luciano di Freitas, Nataly Brum, Ronei Vieira, Valéria Livera, Takaiúna Correia | Preparação Corporal: Kleber Damaso | Música: Elsa Justel | Produção: Ronei Vieira | Figurino e iluminação: Robson Corrêa de Camargo | Preparação ao texto espanhol, tradução e adaptação: Poliane V. Nogueira Valadão, Robson Corrêa de Camargo | Análise de Texto: Poliane Vieira Nogueira Valadão
duração | 50 minutos
censura indicativa | Livre


Em algum momento durante os anos do cangaço, duas mulheres (Mãe e Filha) ficam reféns da chegada do chefe da família, que saiu cedo de casa para resolver problemas que, sem resolução, poderão ocasionar uma tragédia já anunciada. A casa da família, já em ruínas, torna-se prisão dessas mulheres. O calor e a saudade de um tempo frio, e cabeças mais frescas povoam o texto. A nostalgia, a prisão, a traição e as ações desmedidas, são os motes dessa história seca, nostálgica, calorenta e impulsional.

ficha técnica | Texto: Diego Pinheiro 
duração | 60 minutos
censura indicativa | Livre


SÓ NÃO VIU QUEM NÃO QUIS realiza denúncias através de um recorte hiperlocal dentro da cidade do Rio de Janeiro pré-Copa do Mundo e pré-Olimpíadas. No verão de 2013, calor e tensão se misturam diante da assombrosa perspectiva do custo de vida, da fagocitose do espaço urbano pelos empresários atraídos pelo boom da economia, e dos amores perdidos nas ventanias que precedem os tornados.

ficha técnica Direção: Isadora Malta | Dramaturgia: Criação Coletiva | Elenco: Alonso Zerbinato, Bel Flaksman, Caio Riscado, Danilo Alexandre, Gunnar Borges, Juliana Linhares, Natália Araujo, Nina Rodrigues e Rafael Lorga | Assistência De Direção: Bernardo Lorga |Luz: Yves Baeta, Ana Carolina Mandolini, Edney Paiva | Cenário: Julia Deccache E Laura Shalders | Figurino: Isadhora Müller |Direção Musical E Trilha Sonora Original: André Lemos e Tarso Gusmão | Preparação Corporal: Isadora Malta | Orientação Coreográfica: Luar Maria | Orientação Vocal: Juliana Linhares |Programação Visual: Julia Villela |Produção Miúda: Lia Sarno |Produção: Isadora Malta E Chá Das 5 |Criação E Realização: Miúda |Músicas De: Caetano Veloso, Frederico Demarca E Marcelo Fedrá E Madredeus |Voz Em Áudio: Caetano Veloso E Juliana Linhares |Textos Apropriados De: Dr. Dráuzio Varella, Eduardo Pavlovsky, João Paulo Cuenca, Shane Bitney, Susy Shock, Thom Yorke
duração | 100 minutos
censura indicativa | 18 anos



Uma tragicomédia que conta a história de Mariazinha, uma funcionária pública, solteira e infantilizada que tem o seu quarto invadido por um homem. Dentro de um universo azul, Mariazinha é levada pelo “ladrão em feriado” para um lugar onírico onde experimenta o gosto da liberdade, o gosto dos desejos jamais vividos. 

ficha técnica | Diretor: Georgenes Isaac | Atores: Patrícia Oliveira e Vinícius Martins | Produtor: Bruno Hernández | Preparador vocal: Omar Leoni | Iluminadora: Maria Carla
duração | 60 minutos
censura indicativa | 18 anos


Um Lugar para Fica em pé - Últimas Peças e Outros Fragmentos de Samuel Beckett, montagem da primeira turma do Curso de Teatro da UFC, foi concebida a partir das últimas peças curtas do autor irlandês, prêmio Nobel de Literatura, Samuel Beckett, assim como de fragmentos de suas peças mais conhecidas, como Esperando Godot. Em um jogo de um patchwork de estilos cênicos, a montagem explora o mundo de silêncios que permeiam as obras de Beckett, com suas alusões ao poder, ao desamparo, ao sexo e ao mesmo teatro.

ficha técnica | Diretor: Héctor Briones | Aris Oliver, Aurélio Barros, Bruno Martins , Carol Veras, Debora Frota, Flávio Gonçalves, Gilvamberto Felix, Hylnara Anny, Josélia de Sousa, Larissa Alves, Marcos Evangelista, Nadia Fabrici, Nelson Albuquerque, Wesley Umbelino, Carol Veras (Atriz,Designer e Produtora), Jéssica Teixeira (Atriz e Produtora) | Ilustrador: Diego Landin | Canto para Cena: Consiglia Latorre |Figurino: Natália Lima | Orientação de Figurino: Yuri Yamamoto |Iluminador: Wallace Rios |Gravação de Áudio: Maurício Rodrigues |Produção Geral: A Turma |Fotografia: Helô Salles e Emyly Gama

duração | 80 minutos

censura indicativa | 16 anos



Dionísio e seu escravo Xântias embarcam em uma viagem ao inferno, onde tudo é incerto. Ao longo do trajeto, situações como: fome, carência e tédio vão gradativamente alterando seus estados físicos e mentais. O espetáculo convida o público a embarcar em uma viagem existencialista onde o delírio e a realidade andam lado a lado.

ficha técnica | Direção: Coletivo A NAU | Atuação: Akner Gustavson, Ana Paula Bezerra e Raíssa Guimarães | Participação especial: Arthur Diniz | Dramaturgia: Raíssa Guimarães |Auxílio artístico: Bya Braga | Cenografia: Bruno Rios |Figurino: Coletivo Figurado | Iluminação: Cézar Frank |Produção: Arthur Diniz, Lorrayne Ellen e Raíssa Guimarães | Sonoplastia: Coletivo A NAU |Maquiagem: André da Silva |Operador de Som: Lorrayne Ellen |Operador de Luz: Cézar Frank
duração | 50 min
censura indicativa | 18 anos


Inspirado na “Trilogia da Devoração” de Oswald de Andrade, “A Rampa” é fruto de uma pesquisa exaustiva das obras, “O Rei da Vela”, 1933; “O homem e o Cavalo”, 1934 e, “A Morta” 1937, onde na trama, percebe-se um embate social entre oprimidos e opressores, apresentado através de uma alegoria entre “Vivos e Mortos”, no qual, por meio de conceitos e comportamentos conservadores e esquizofrênicos, os “Mortos” tentam perpetuar no poder, explorando e enganando o povo através de empréstimos, imposições de impostos e juros abusivos e, pelo ludibrio da fé religiosa.

ficha técnica | Direção e Roteiro Cênico: Kléia Cardoso | Textos: Oswald de Andrade e Kléia Cardoso ( “A Rampa” - Inspirado na “Trilogia da Devoração” de Oswald de Andrade) | Elenco: Gabys Lima, Larissa Raton, Lincoln Pessoa, Wallas Moreira, Ricardo Santana, Sabrina Bispo, Alda Valéria, Andrea Fábia, Diego Alcantara, PC Santos, Beto Cerqueira, Danilo Lima, Marcus Sousants, Patric Gouveia, Josélia Tavares, Heron Sena, Raimundo Moura | Produção: Kléia cardoso, Pc Santos evMarcus Sousants | Figurino e maquiagem: Kléia Cardoso | Cenografia: Railson oliveira | Pesquisa musical: Prince adam, PC Santos e Kléia Cardoso | Iluminação: Luiz Andrade | Operação de Som: Omar Leoni | Preparação Corporal Dos Vivos: Kléia Cardoso e Beto Cerqueira | Preparação Vocal Pra Cena: Yuri Tripodi

duração | 80 minutos

censura indicativa | 14 anos 




Para celebrar os seus 3 anos de pesquisa continuada, o Núcleo Viansatã estreou seu primeiro espetáculo: Lumus. O trabalho põe em cena, de forma absolutamente não linear, a trajetória de seres compulsivos, senhores de seus desejos, imperiosos sobre a excitação que os toma, que sorvem o mundo com sede e pressa. A encenação se propõe a acender a luz no momento em que os personagens se encontram e convida os espectadores, ali chamados de partícipes do banquete, a partilhar desse Encontro.

ficha técnica | Contos, Roteiro e Encenação: Amanda Maia | Vestindo personagens (Elenco): Jones Mota, Juma Mascarenhas e Daniel Moreno | Composição Musical: Jonatas Pinheiro | Assistência: Marcus Lobo e Carla Lucena | Fotografia e Vídeos: Izabella Valverde | Figurino, Cenário e Iluminação: Núcleo Viansatã| Produção: O Tapete do Teatro Saladistar | Designer Gráfico: Daniel Moreno | Ilustrações: Victor Diomondes
duração | 60 minutos
censura indicativa | 18 anos


De maneira lúdica, metafórica e divertida, o espetáculo AMNÉSIS – Uma busca intencional pela lembrança (Direção: Meran Vargens) reúne inúmeras historias de vidas que ecoam nas ruas e praças da cidade. Os três atores mergulham numa saga de aventuras, celebrações e aprendizados para realizarem seus desejos, dando vida a diversos personagens que transitam por lugares históricos da cidade. O espetáculo foi construído a partir da coleta de histórias de vida na Praça da Piedade, Mercado Modelo e Igreja de São Lázaro em Salvador.


ficha técnica | Concepção e direção: Meran Vargens | ATORES CRIADORES: Daniel Calibam, Danilo Cairo e João Guisande | Dramaturgia cênica: Meran Vargens e Elaine Cardim | Direção de cena: Elaine Cardim | Assistência de direção: Laura Sarpa | Direção musical: Luciano Bahia | Preparação de canto: Marcelo Jardim | Cenografia: Zuarte Júnior | Figurino: Rino Carvalho | Iluminação: Irma Vidal | Fotografia e vídeo: Zélia Uchoa | Operação de luz: Eliedson Rosa | Operação de vídeo: Allison de Sá | Cenotécnico: Tarcio Pinheiro | Produção: Toca de Teatro – Realizações Artísticas
duração | 50 minutos
censura indicativa | 12 anos 


O mais novo espetáculo da Cia. de Teatro da UFBA aborda um dos temas recorrentes na obra do dramaturgo norte-americano Tennessee Williams (26/03/1911 – 25/02/1983): a desestrutura e decadência social e moral americana. Porém, esta questão torna-se universal através da abordagem feita pelo autor, utilizando a visão de duas crianças para expor questões não tão digestivas da sociedade.



ficha técnica | Texto:  Tennesse Williams (Essa propriedade está condenada) | Encenação e preparação de elenco - Érico José | Assistente de Encenação - Vinícius Lírio | Elenco - Uerla Cardoso (Willie) e Augusto Nascimento (Tom) | Cenografia (concepção e execução), Iluminação (concepção e execução), Maquiagem (concepção e execução), Adereços (concepção) – Érico José | Figurino (concepção) - Érico José, Uerla Cardoso | Figurino (execução) – D. Clarisse | Textura Sonora - Felipe André | Operador de som – Sandro Souza | Programação Visual: Vinícius Lírio | Fotografia: Eduardo Siemens
duração | 50 minutos
censura indicativa | 16 anos 



A Aula Espetáculo “Trançados de Memória de uma Atriz-Brincante” revela os caminhos percorridos pela atriz pesquisadora no diálogo entre teatro e cultura popular, mais especificamente o Cavalo Marinho da Zona da Mata Norte de Pernambuco. São revelados de forma poética alguns elementos encontrados neste folguedo que contribuíram para a construção de um laboratório individual e experimentações cênicas.

ficha técnica | Pesquisa, Concepção e Atuação: Flávia Gaudêncio | Direção e Iluminação: Érico José | Operação de som e vídeo: Sandro Souza | Figurino e Adereços: Tarcísio Almeida | Designer de novas mídias: PH Dias | Composição musical: Sônia Guimarães | Direção musical: Felipe André | Fotografia: Alessandra Nohvais
duração | 60 minutos
censura indicativa | Livre



Todos a bordo? Compartilhar histórias. (Mas fica entre nós!) Brincar para lembrar. Ou para esquecer? Hora de se arremessar. Embarcar em uma aventura. Pode ser no barco. Ou no balanço. Arremessos. dúvidas. afetos. quedas. gargalhadas. Algo assim. A vida inteira em alguns minutos. Já vai passar. Onde? Longe. Ou perto. Uma criança. Caí! Experiência para ser partilhada COM todos os públicos.

ficha técnica | Encenação: Talita Neves | Atuação:  Dirceli Lima, Isadora Terra, Iury Pietreski | Ambientação Sonora: Machison Abreu e Dalila Lopes | Bastidores: Manolo Kottwitz | Iluminação: Raul Freitas | Dramaturgia: Léo Moita | Provocadoras cênicas e Orientação de Projeto: Sueli Araujo e Luciana Barone |Orientação de Figurino: Amabilis de Jesus |Orientação de Maquiagem: Marcia Moraes |Orientação de Iluminação: Nadia Luciani |Produção: Talita Neves
duração | 40 minutos
censura indicativa | Livre



A encenação de O Rio encontrou na obra de João Cabral de Melo Neto inspiração para trabalhar conceitos do teatro visual. O espetáculo não é a ilustração do poema. É uma criação autônoma onde o rio está subsumido à percepção do espectador que não o observa na cena, mas o intui por meio de um exaustivo e insistente caminhar de homens e bichos, de plantas e poeira. As imagens do poema transformaram-se em metáforas da condição humana diante de uma realidade seca de vida, mas vívida de significados.

ficha técnica |  Diretor: Wagner Cintra | Ator Manipulador: Bruno Maldegan, Caio Ceragioli, Felipe Michelini, Guemera, Guilherme Conradi, Pedro Cobra | Técnico: Felipe Zacchi | Contra-regra: Lana Dias
duração | 45 minutos
censura indicativa | Livre




















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